Não vou falar sobre Tango. Muito menos sobre a Bombonera. Nem das feirinhas culturais. Apesar da viagem à Buenos Aires ter sido por passeio, acabou se tornando compras para a Rubi e lindos momentos à três. Esta publicação é referente a dicas na cidade portenha. Tenho muito o que contar, então, essa é a 1ª parte da viagem.
 
Faça uma lista
Em qualquer lugar, onde quer que eu vá, uma lista sempre me acompanha. Grávida sofre de amnésia e facilmente se encanta com tudo, é aí que entra a lista para nos manter com o pé no chão e comprar o essencial. No caso da Argentina, onde o idioma predominante é o espanhol, anote o nome das peças em espanhol também! Juro. Essa é uma ótima dica! Foi muito difícil descobrir o que era casaco em meio às compras.
 
Pesquise antes de viajar
Vou tentar ser mais específica possível, pois, não encontrei nenhuma resenha completa no Google. Uni várias dicas para descobrir a Buenos Aires que eu precisava e que possa auxiliar as futuras mamães a embarcarem para lá. Tente ser específica: se quer curtir shows de Tango, visitar o Zoológico de Lujan, conhecer as feirinhas artesanais, entre outras coisas. Tire o que de melhor o local pode lhe oferecer. Monte um cronograma com suas vontades (novamente estou citando uma lista, não é?! elas fazem parte da minha rotina, admito).

O que levar
Marido e eu levamos, cada um, uma mala de rodinha tamanho médio, praticamente vazia, a intenção era trazer as coisas de lá. Compramos aquele saco à vácuo que é maravilhoso. Em um tamanho P coloquei três camisas sociais para o felipe + o blazer + bermudas + camisas básicas + cuecas + meias. E no vácuo ficou super espremido. Ou seja, praticamente vazia, mesmo. Além disso, duas bagagens de mão. Uma bolsa grande e uma mochila, na qual levamos objetos de valor. Me arrependi demais por não ter levado o tripé, por isso não há tantas fotografias, tenho vergonha de fotografar sozinha com as pessoas olhando, se ele pudesse aparecer comigo seria mais divertido. Na bolsa leve o básico: perfume, kit higiene, carteira e um casaquinho.
 
Passagem de avião
Essa é uma dica do que não se deve fazer, risos. Barrili e eu sempre fomos do tipo que resolve na hora e dessa vez não foi diferente. Tentamos comprar a passagem com uma semana de antecedência, mas virou um "bololô". Como no site não aceita débito, fomos comprar no aeroporto. Eu sinceramente não entendo pra quê a tal praticidade de se comprar na internet se eles só querem o dinheiro que a pessoa "não tem", o tal cartão de crédito. Não temos o costume de comprar nada que tenha que parcelar. Se não dá pra comprar, aguardamos, é simples. Já no aeroporto tínhamos três opções: Gol, Tam e Aero líneas Argentina. Primeiramente, optamos pela Gol. Daí a atendente da companhia aérea  agendou a viagem para o dia errado e só nos demos conta depois de chegar em casa. Voltamos ao aeroporto no mesmo dia, pois me informaram por telefone que se voltasse em menos de 24h da compra daria para fazer a troca sem ter que estornar. Ledo engano. Além de gastar uma fortuna com táxi para voltar lá, a informação no atendimento da Loja Gol foi totalmente diferente e tive que estornar - com isso a grana que já havia sido debitada só voltará após 30 dias da compra, um abuso. Ainda bem que não contávamos com esse dinheiro, se não era "tchau, tchau, Buenos Aires". Para não enfrentar o transtorno de voltar ao Rio, fomos numa Agência de Viagens. Já não tinha mais passagem para o horário que gostaríamos, somente pela Aero líneas Argentinas que pelo que notei é a que sairia mais em conta e com voos diretos. Inacreditavelmente, nenhuma das três em que fomos aceitava a bandeira de cartão Elo. Vou aproveitar pra me queixar dessa porcaria de bandeira que o Banco do Brasil trocou sem aviso algum (antes era visa), a queixa vai ficar pior no próximo post que será escrito pelo marido. Com a agência do banco fechada, não dava para sacar o valor. Voltamos para casa frustrados. Às 2h da madrugada resolvi arrumar as malas com o pensamento de que iria de qualquer jeito. No dia seguinte fomos ao aeroporto, compramos a passagem e às 11h embarcamos. Não façam isso. A chance de dar errado era muito alta. A propósito, optem pelo aeroporto de Ezeiza, fica à 35km do centro da cidade.

Taxi
Assim que desembarquei, vi várias lojas de táxis, ainda no aeroporto. Não opte por ir com um taxista qualquer, eles ficam do lado de fora do aeroporto à espera de um passageiro/vítima. Muitos nem são cadastrados. Compre a passagem em uma das lojas lá dentro. Saiu até mais barato do que na volta em que pegamos um táxi qualquer. No dia-a-dia, há uma quantidade incrível de táxis circulando. A dica que encontramos era de ligar para o radio táxi, mas sinceramente arriscamos o que parasse primeiro mesmo. A minha dica é pagar com notas menores que $100 ou $50, para evitar ser enganada com notas falsas. Trocos menores não compensam a falsificação, daí não fazem.
 
Hotel
O que eu realmente indico é comprar com antecedência pela internet em sites como o Decolar.com. Principalmente o pacote passagem + hotel. O valor no site variou R$1.000 a menos do que pagamos por dois motivos: Um é que pelo site (até mesmo dá própria companhia aérea) há promoções, enquanto que nos guichês são preços tabelados. Outro é que comprando pacote você ganha desconto. Ou seja, um prejuízo para apressadinhos como nós.  Após resolver a forma de pagamento é importante escolher bem o local/bairro. Muitos preferem ficar no Palermo (Palermo Soho ou Palermo Hollywood) por ser movimentado a noite, ter vários barzinhos e restaurantes. Mas a minha dica para as gravidinhas é que depois de bater perna procurando mimos para o bebê, o máximo que você vai fazer é querer ir num restaurante só para comer, mas vai fingir bem que é para manter o romantismo durante a viagem - mesmo com suas pernas inchadas latejando, risos. Foi por isso que optamos ficar bem no centro dessa linda cidade. Dava para fazer tudo andando! Pontos turísticos, lojas, e, para lugares em que a preguiça reinava, íamos de táxi. Indico com toda certeza o Hotel que ficamos, Riva Urban. Reservei pelo site decolar, mas só paguei no último dia da estadia. Já deu pra perceber que é bem difícil eu sofrer algum problema com cartão, sou extremamente cuidadosa. Algumas fotografias:

No hall de entrada
Um deque lindo, com cascata de água e um lago artificial
O quarto que nos hospedamos
 
Guarda-roupa com cofre


Mini cozinha com pia, micro-ondas, armários e cafeteira
No Hotel, há um restaurante Italiano super fofo
 Fiquei encantada com o deque. A noite fica iluminado com luzes coloridas, fui adiando o dia de fotografar nele, e, no último dia, estavam fazendo manutenção na área :(, triste. A diária saiu em torno de R$200. No site (link acima) dá para se fazer a reserva e eles dão um mapa da cidade e dos locais próximos como farmácia, mercado, restaurantes, delivery. Dali eu fui à todos os lugares principais que queria conhecer.

Para quem quer economizar
Essa dica é um complemento do hotel. Bem no cruzamento com a av. 9 de Julho tem um supermercado Carrefour. Dá pra se comprar comidas congeladas, pipoca, e outras besteiras para fazer no micro-ondas. As frutas estavam lindas e frescas, para as grávidas saudáveis convém deixar algumas no apartamento para comer após chegar exausta da rua.

Onde e o quê comer
Se tem uma coisa boa em Buenos Aires, é o Panini. Não, não é o churrasco. Não é o Alfajor (quer dizer, é também). O que eu mais comi e fiquei com gostinho de quero mais, foi o Panini! Por incríveis $36 uma coca-cola de 600ml (ou suco) e um Panini delicioso de jámon y queso! Equivalente à dez reais... e a gente aqui tendo que se contentar com joelho e caldo de cana do chinês. Ai que sacanagem. Eu não fotografei pois o hábito de tirar foto de comida não me pertence, então só posso dizer que é uma massinha deliciosa que ao mesmo tempo que é crocante é macia e se estica com recheio de presunto picadinho e queijo derretido. (perdi o endereço de onde vende, mas guardei o cartãozinho, depois atualizo aqui)
Mas para quem quer experimentar as carnes tão famosas de Buenos Aires eu recomendo o delivery do restaurante Alameda ou qualquer um dos deliciosos e premiados restaurantes de Puerto Madero (são mais caros). Não gosto de carne, principalmente vermelha e de porco. Mas comi o bife de lomo, que aqui é filé mignon, e estava bom demais, a fama é válida.  Puerto Madero tem uma vasta opção, de carne e massas, eu fui em quase todos, inclusive o Mc Donalds, risos. A vista vale a pena, por isso não quis comer em outro lugar.
Puerto Madero

Sobre alfajor. Hum.. peraí, deixa eu pegar um para comer se não, não consigo escrever, risos. São divinos! Vários tipos, gostos, texturas. Experimentamos o Havanna, que tem loja em cada esquina do centro, gostei do tradicional e do com cobertura de merengue. Em uma das Farmacity's, Barrili comprou vários Cachafaz, julgado como o melhor, e achei equivalente ao Havanna. No Carrefour, compramos caixas de Terrabusi, e do Milka mousse de chocolate branco e Suchard tradicional; esses dois últimos eram mais biscoitinhos - preferência do marido -, enquanto os outros são aquela massinha gostosa e acredito que mais característica.

Outra delícia que você não pode deixar de experimentar é o doce de leite Argentino. Que me desculpe meus parentes mineiros, mas é o melhor do mundo. Tenho duas indicações: Chimbote e La Salamandra. Ambos encontrados em mercado. Trouxe logo potes e mais potes, infelizmente, já acabei com todos. Mas além dos potes, vale a pena experimentar o delicioso churros com doce de leite do Café Tortoni e as tortas do Mc Donalds com merengue e doce de leite. Ah, todas as sobremesas em Puerto Madero eu pedi com doce de leite. Enfim, aproveitem para saborear essa delícia de várias formas.


Tente se comunicar. Nem que seja com portunhol
Algumas palavras de nosso vocabulário são parecidas, mas possuem significado diferente. Aí começa a confusão. Eu tive que acudir o marido várias vezes. Como já morei em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santos e Rio de Janeiro, tenho um sotaque bem variado e consigo me habituar a outro idioma com facilidade. Já o Barrili que nasceu e viveu no Rio de Janeiro se enrolou tentando não usar o "x" forçado a cada duas palavras. Mas, no decorrer dos dias, ele começou a se virar. O importante é arriscar. Estude algumas frases que vai usar com mais frequência. E desenrole a língua!

Por enquanto é isso.. Lugares para as compras, fica para a próxima. Buenas noches!
 


Mamãe bronzeada ha-ha!

Essa semana está acontecendo a feira de exposição da Mega Gestante e bebê onde muitas mamães vão a loucura buscando ofertas tentadoras. Não sei se sou exigente demais ou se o que vi era de gosto duvidoso, mas realmente, eu esperava mais. Não cogitava ir em hipótese alguma por não gostar de lugares cheios e abafados, foi quando vi uma postagem sobre uma de suas promoções na página do Facebook, aí não resisti. Foi um custo convencer o marido. Não que ele não goste de comprar coisinhas para a Rubi, mas também não gosta de "lugares cheios e abafados". Para chegar lá, demos a volta ao mundo. Sinceramente eu não lembrava que a Barra da Tijuca ficava tão distante de Niterói, principalmente com o trânsito insuportável por causa das obras espalhadas pela cidade do Rio. Tive que respirar fundo e ir tentando animar o Barrili, que já estava ficando sem saco e só não dava meia volta porque o trânsito não permitia, risos.
Já no Rio Centro, a primeira impressão foi "Que bom, não está cheio!". Chegamos às 16h da sexta-feira, imaginei que já estaria um caos - mas é no fim de semana que deve ficar insuportável mesmo. A primeira dica é: Faça uma lista. Sabendo o que poderia encontrar ali, eu anotei tudo, com tamanho e/ou quantidade; isso facilitou muito. A segunda dica é: Evite levar o marido. Tente ir com a mãe, amiga, ou afins. Ok. Essa seria muito difícil, pois, o marido é meu companheiro de todas as horas, mas é por pena dele mesmo. A primeira frase deste ser foi "ah, como queria que a Nicole morasse aqui". Começando a minha saga me deparei com o Barrili de cara amarrada, olhando tudo com bastante desdém, o trânsito o deixou exausto além de que naquela cabecinha masculina ele enxergava tudo igual dentre as peças expostas nos stands. Na verdade, até eu tive essa sensação.

Sinceramente fiquei frustrada. De acordo com o meu gosto, as roupinhas eram de tecidos nada nobre, como disse o marido "pobrezinhos mesmo". E pra quem foi em Buenos Aires comprar o eleito melhor e mais macio algodão do mundo que é o peruano da Baby Cotton, não condizia escolher aquelas peças. Eu até tentei, mas a minha lista de 10 bodys RN voltou exatamente como foi. E quando o Barrili viu que eu estava a procura disso, saiu perguntando velozmente em todos os stands se tinha body RN e voltou dizendo que só tinha 1 ou no máximo 2 e eram feios. Pois bem, ele ajudou (mas a intenção era ir embora logo dali). Então a terceira dica é: Garimpe. Eu consegui peças lindas, e por incrível que pareça, até a bolsa da Rubi comprei. Vamos ver o que consegui!

A bolsa maternidade nem estava exposta. Fui mexer nos sacos que ficam estocados abaixo das prateleiras e BINGO!
 
Essa ursinha estava presa na frente das duas bolsas, e achei ela muito feia. Descabelada, tem mais cara de rata do que ursa, risos. Sério, acho que meu humor de grávida está em modo TPM. Até que ficou bonitinha na foto.
Eu não quis o kit completo, no caso, com a mala grande, pois acho extremamente desnecessário no meu dia-a-dia. Veio um trocador. A intermediária, que chamo de bolsa do bebê é perfeita para levar à maternidade e saídas rotineiras. Resisti em trazer a frasqueira pois achei algo muito "nem" (gíria carioca) ficar carregando-a, risos. Mas eu não encontrei uma bolsinha menor e, ela é charmosa, e servirá para saídas rápidas; vou me adaptar. As duas custaram uma bagatela de R$250,00. Achei um preço maravilhoso! O Stand em que comprei foi o Magia e Fantasia.
 
Seguindo a mesma linha das bolsas, fiquei super feliz de, num stand próximo, encontrar essas peças que casaram perfeitamente.  Achei que não encontraria uma boa toalha, foi no último lugar que tentei. E olha que minha lista pedia três unidades. Acontece que a maioria tem pano fininho e duro e o tal forro é só uma fralda de pano nada agradável. Encontrei uma maravilhosaaaaaa. Super macia e com forro bem costurado. Custou R$50. O cueiro (R$30) para amamentar com privacidade e os paninhos de boca (R$25).

 Não me lembro em qual stand eu comprei, são paninhos de boca com comprimento de fralda de pano. Lindos e vermelhinhos. O pacote com os dois custou R$29.

Num dos stands de importados, Barrili escolheu este tênis super pink para a Rubi da Polo Ralph Lauren, custou R$130

Em outro stand, Barrili encontrou essa única roupinha que compramos na feira, também da Polo Ralph Lauren (R$95). Daí fui parar pra olhar e achei esse cobertor lindo da GAP (R$140) e o kit com três pares de meia Polo Ralph Lauren (R$55).

 


Para quem está montando o quartinho tem muita coisa. Porém muita coisa igual. Tem móveis apaixonantes lá, mas eu não teria coragem de comprar e aguardar chegar, já li vários casos de atrasos. Sou do tipo que só compra à pronta entrega e à vista. Enfeites de decoração são bem restritos, os bichinhos em sua maioria são leão, urso e girafa - nada do que eu procuro. Predominantemente coloridos e chamativos. Eu procuro itens clean. Kit higiene por R$150 (7 peças), dossel com cortinado de mosquiteiro de parede a partir de R$299. Nichos R$70 (3). Porta maternidade personalizados (esse eu até queria comprar, só que não tinha o fundo que gostei). Kit berços a partir de R$150 (lindos, mas eu não pretendo usar, quero apenas um jogo de lençol branco). Carrinhos de bebê (eu escolhi a marca Quinny, que por sua vez não vendia lá). Para quem gosta de ter estoque de fraldas, a drogaria Venâncio (que tem stand lá dentro) estava com uma promoção de fraldas, acho que era 100 fraldas por R$40, não tenho a menor certeza, sei que gerou uma fila quilométrica de papais enquanto as mamães continuavam as compras, risos.
 
Se vale a pena comprar roupas? Vale. Se - conforme a minha opinião - você não está procurando peças de qualidade e sim para o dia-a-dia. Pois nem para o dia-a-dia eu encontrei. Barrili disse que "não quer peças mais simples para usar por baixo ou em casa, quer peças de babar em qualquer momento", então, quem sou eu para questionar e trazer macacões por R$9,99 só por serem R$9,99. É possível encontrar boas roupinhas, o que encontrei não me agradou ou não tinha o tamanho que eu desejava. Lá tem um stand daquelas chupetinhas super queridas com nome do bebê e pedrarias. Com desenho de personagens, coroa, coração, ... não comprei para a Rubi porque o marido não quis aguardar.
Sobre o enxoval da mamãe aqui foi outra frustração. Tudo bem que não fui destinada à isso, já que fiz o enxoval materno em São Paulo e na Argentina. Mas tudo parecia roupa de velha, e não velha como minha avó pois ela se veste super bem. Panos estranhos, estampas feias, sei lá... não me agradou nem de longe. Não me arrependi de ter ido. Mesmo com o engarrafamento de duas horas para voltar pra casa. Fiz boas compras. Mas não vi nada demais nos preços (referente à coisas que eu compraria), encontraria as mesmas coisas em shopping e lojinhas de bebê.

 
Eu ainda não postei sobre Buenos Aires pois vai dar um trabalho, risos. Como podem ler, tem muito "eu" e "mas", pois é a minha visão e necessidade, cada um terá uma perspectiva de acordo com o que deseja e espera. Fiz questão de escrever logo sobre a feira, já que ela termina amanhã (30/03) e quem quiser conferir pode ter uma noção do que encontrar lá. Até as próximas dicas, beijos!


Ela era exatamente o que imaginei em todo esse tempo que jamais a havia tocado. Foi intenso descobrir que não importava se fosse por algumas horas, um dia, ou uma vida inteira; estar ao lado dela bastava e era o que me completava. Muitos não sabem em qual momento exato Nicole se tornou um anjo sem asas na minha vida, pois bem, lhes direi.
Quando comecei o blog Meu Benício, não tive um porquê lógico, eu apenas queria registrar os acontecimentos a cerca de minha gestação e o seu desenvolvimento. Entrando neste universo blogueira materna, percebi que essa vontade não era só minha e encontrei outras pessoas que pude acompanhar. Cada uma com anseios diferentes. Umas na esperança de engravidar, outras esperando o primeiro filho e também quem já tinha dois ou três em seu lar. Algumas fazem parte de minha história até hoje. Nicole é uma delas. Não me lembro se eu a encontrei ou ela me encontrou, portanto, prefiro mencionar que nós nos encontramos - para todo o sempre. Quando Benício faleceu, nossa amizade se fortaleceu ainda mais. Era fácil simplesmente desligar-me da internet e viver a vida, nos perdermos no tempo, mas eu sentia vontade de teu conforto e buscava isso. No velório do Ben, inesperadamente ele recebeu uma coroa de flores onde estava escrito "de: Nana (A louca do bebê) e Nicole (Feliz espera)". Talvez tenha sido o único momento em que sorri naquele dia nebuloso. Afinal, uma lá do Nordeste e outra do Sul, e eu aqui, bem no meio desse pedacinho de Brasil. Um carinho que até hoje não consigo descrever, somente senti e guardei ambas no coração. Sabia que o dia de retribuir chegaria, só não imaginava quando (e como).
Quando Barrili e eu resolvemos fazer o enxoval da Rubi na Argentina, pensei que seria a oportunidade perfeita para me encontrar com a Nicole, afinal, Porto Alegre era na metade do trajeto. Foi mais complicado do que pensei. Não encontrava um voo que encaixasse um bom horário para isso e a maioria era direto para Buenos Aires. Eu não queria. Eu não perderia essa chance. Por um erro, a vendedora colocou a data errada e tivemos que estornar a compra. Já era a noite anterior ao dia que eu queria ir. Arrumei as malas e disse ao Barrili: "Só saio de lá direto pra Porto Alegre". Disposta a esperar o tempo necessário no saguão, fomos naquela manhã do dia dezenove de março. Então, surgiu um voo em que poderíamos parar no aeroporto de Porto Alegre durante oito horas, ele era mais caro do que o direto, e quem disse que isso importava?! A vendedora insistia em dizer que era prejuízo e eu pensava que prejuízo maior seria não vê-la naquele dia. Chegamos a Porto Alegre, mas parecia que o meu coração tinha ficado lá em cima, antes do avião pousar. Afinal, faltava pouco para fitar aquela que se tornou minha maior companheira em vida - para todas as horas.
Nicole e eu nos tornamos grandes amigas, era como se ela estivesse ao meu lado todos os dias. A sintonia era tanta que engravidamos na mesma semana. Foi alegria, sonho, ternura, choro e amor. Muito amor.
Naquele dia, estávamos prestes a completar o 5º mês de gestação. Nicole esperava um menino de nome Rudá, que significa Deus do amor. Há uma fonética bem similar à Rubi, mas nada disso foi previsto. É sintonia. Outra vez.
Nós fomos ao Shopping Praia de Belas, comemos besteiras e demos muitas risadas. Eu estava em família. Seu marido é tão gentil quanto ela, e formamos um grupinho de seis lindos e de bem com a vida! (Nessa foto eu estava mordendo o biscoitinho que veio no sorvete, por isso a cara de panaca)
 Ainda no Shopping praia de Belas, caminhamos procurando roupinhas iguais para nossos bebês. Sim, pois, não bastava terem sido feitos na mesma época, terem nomes parecidos e nascerem em datas próximas. Queríamos mais (risos). Encontramos um body lindo branco de bolinhas azuis - que é nossa cor preferida - e babadinhos, super delicado e bem feito, de uma loja nova que em breve indicarei aqui no Blog (dentre as lojas da minha viagem). Tô louca pra colocar os bebês ali dentro! De lá fomos para um parque/praça bem próximo. Ótimo cenário para eternizar nosso encontro.
 


Eu só comprovei o que sabia: Nicole é amor.
Infelizmente, oito horas passaram como brisa fresca e levaram com elas a nossa vontade de permanecer ali. A primeira coisa que pensei foi "volto em novembro, é um mês difícil para mim, mas nossos bebês estarão com três meses de vida e isso marcará algo bom neste tempo em que me sensibilizo". Pois é. Como vamos parir - provavelmente - na mesma semana, ambas estaremos de resguardo. Mas eu espero. Esperei mais de dois anos, alguns meses não faz nem cócegas.

Como tia babona, Nicole me entregou um mimo para a Rubi.
Além de linda e fotogênica, a ursa anjinha reza! Que amor...
Só tenho a relatar que eu amei abraçar um palitinho de fósforo grávido! Ela é ainda mais linda e apaixonante.. agora chega porque, contudo, é convencida que só ela.



 
Pra ser sincera, eu não estava preocupada se geraria um menino ou uma menina e ouvir pessoas me perguntando isso repetidas vezes ao decorrer de dias, semanas e meses, causou uma exaustão do tipo, "será que eu tenho mesmo que saber de tudo?". Talvez porque ainda não perceberam que sou intempestiva. Não gosto de ser pressionada, não gosto de opinião alheia. Mas, tanto questionamento me instigou. Foi após uma ultra com quatro meses de gestação que decidi fazer a sexagem fetal. Muitos podem pensar que por ser um exame relativamente caro era desnecessário a essa altura, mas quando o médico disse que dificilmente me daria uma certeza tão logo, resolvi fazê-lo.

É um exame bem simples (como já citei aqui no blog). Não é realizado pelo SUS ou plano de saúde, custa em média de R$300 a R$600. O resultado sai a partir de dois dias úteis, mas isso varia conforme o laboratório escolhido. Só pode ser realizado a partir de 8 semanas, quando já é possível detectar com precisão - antes disso, obviamente terá resultado feminino por causa do DNA da gestante. Não é necessário jejum. Há restrição para pacientes transplantados e/ou que receberam transfusão sanguínea (nesse caso, deve-se ter passado mais de 12 meses).

Fiz o exame poucos dias antes da viagem - já agendada - para o enxoval em Buenos Aires (Argentina). Escolhi o Bronstein por ser o único laboratório que me garantiu um resultado mais rápido. Porém, logo após a colheita de sangue, a enfermeira me entregou um papel dizendo que seriam 7 dias úteis. Surtei! Fazer enxoval unissex é complicado demais, fora que, as roupinhas já definidas para ambos os sexos são irresistíveis. Mas como sempre digo: o pensamento positivo transforma tudo. Mentalizei que seriam os exatos dois dias, e foi.

O nome, já definido, não tem uma explicação muito linda, sabe. Vamos comparar... quando Barrili escolheu Benício, estávamos num calor de matar, ia ser na praia da Barra que uma moda ia lançar (relembrando a música atoladinha hit de alguns anos atrás rs). Barrili comprou um côco (e só estou colocando o acento pra ninguém ler cocô) verde. Me entregou. Alisou minha micro barriguinha que naquela época ainda tinha alguma definição - ê saudades daquele tempo - e disse: É um menino, é o Benício. Primeiramente eu não disse nada, até então nem tinha escutado este nome. A aceitação foi tão simples que logo já estávamos chamando o pequenino feto de Benzinho. Com a nossa baby, foi diferente. Estávamos comendo arroz, feijão, frango e batata frita. Entre uma garfada e outra exclamei: Rubi! É uma menina, se chamará Rubi. Barrili fez o mesmo que eu, se calou e logo nos acostumamos. Eu imagino uma bebê bem branquinha, de bochechas salientes e rosadas, cabelos loirinhos (se não for outro a puxar o papai cabeludo quando nasceu --' e depois ficou loiro), com um lacinho bem vermelho na cabeça. Resumindo, eu sempre soube que teria um filho menino, mas o marido escolheu o nome. Agora, foi o papai que cismou em ter uma menina, mas eu escolhi o nome. O bom é que concordamos na maioria das coisas.

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah ! Já ia me esquecendo. Vão querer saber como foi a reação do papai babão, não é?! Depois de clicar umas trinta vezes seguidas para atualizar a página do laboratório, finalmente vi o sinalzinho verde de disponível. Só aí eu respirei. Não sabia se abria naquele instante. Bobagem minha, apenas. Assim que abri fui correndo até a cozinha, pois o maridão lindo que só ele estava preparando o jantar. Apareci apenas com a cabeça pelo portal da cozinha, e disse-lhe "quer saber quem é que tá na minha barriguinha?". Ele já largou o talher e queimou o arroz e abriu um bocão e arregalou os olhos o máximo que conseguia. Foi quando pensei que deveria fazer algo diferente. Falei: Nós vamos ver muitas coisinhas com essa cor aaaaaaaaaa-qui! (E mostrei um frasco rosa bem pink de um desodorante que estava na mesa). Ele me pegou no colo, rodopiou, riu, chorou e foi fazer outro arroz, ha-ha. <3

Rubi Camara Barrili
 O Rubi é uma valiosa pedra da felicidade e fonte da mais pura energia e, desde a antiguidade, uma das mais bonitas e raras pedras preciosas. O nome Rubi vem do Latim rubeu, o que significa “vermelho”. Os gregos a veneravam como a mãe de todas as pedras preciosas. O Rubi, pensava-se, era o sangue da terra e representava a força do amor e da vida.



Depois de falar dos desconfortos, vou acentuar tudo aquilo que nos torna ainda melhores nesta fase deslumbrante! Pode ter enjoo, vômito, cãibra, dor. Mas também tem seus prazeres, confira!

TPM caiu fora
Cólicas e irritabilidade incontrolável. O marido percebe, os amigos percebem, até mesmo você percebe. Mas ficou pra trás! Estar tão focada na felicidade de gerar um bebê ajuda e muito a esquecer a 'bendita' tensão pré-menstrual.

Emoção a flor da pele
Certa vez, li que a expressão "chorar de alegria" nunca fez tanto sentido. Nos tornamos um tanto bobas na gestação. Basta um comercial, um fim de novela, uma criança brincando, uma nova descoberta que as lágrimas já vêm fazer parte dessa história. E o que dizer de uma grávida sensível? São tão lindas, delicadas e como disse Barrili "são iluminadas pela áurea do Senhor".

Garras de leoa
O aumento do metabolismo e da circulação sanguínea faz com que as unhas cresçam mais rápido e fortes. Isso pode não ser para todas, mas os médicos ainda não encontraram uma explicação lógica. A maioria passa o período da gestação com unhas lindíssimas. As minhas costumam crescer bem branquinhas nas pontas, daí é só passar uma base e um esmalte renda que parece que visitei a manicure.

Um UP na libido
Creio que aqui não fez muita diferença do que já era (risos). Mas para casais que antes mesmo da gestação não mantinham relação sexual diariamente, se tornou muito mais prazeroso este momento. É que a vagina fica mais sensível e lubrificada, ocorre também o aumento da espessura da mucosa vaginal - facilitando a penetração. Mesmo no final da gravidez, quando estiver com o barrigão, dá pra manter a vida sexual, só é preciso serem mais cautelosos, pois qualquer movimento errado pode causar desconforto na mulher. A melhor posição nessa fase, é a que chamo de "preguiçosa", de lado e com a barriga apoiada sobre um travesseiro. A única restrição é para gravidez de risco, aí não tem jeito, o melhor para o bebê tem que ser preservado.

Pele de boneca
Claro que se não cuidar, ficará mais para "pele de cratera". Não querendo assustar, mas é que com o acúmulo de líquidos natural na gestação, as células de gordura ficam mais inchadas, hidratando bem e precavendo de possíveis problemas (espinhas, estrias e celulites), sua pele ficará mais maravilhosa do que nunca.

Mamãe turbinada
É até uma ironia eu escrever sobre isso, mas até para quem já tem seios fartos há vantagem! Um dos primeiros prenúncios de uma gestação é definitivamente a sensibilidade e aumento nos seios. Uma mulher com seios pequenos passa a se sentir muito mais sexy. É uma boa hora pra deixar de lado aquele bojo fajuto e investir no decote (risos). Em casos como o meu, o seio se torna mais atraente com o inchaço, pois qualquer espacinho de pele irá se preencher e deixar com efeito silicone.

Cabelos de estrela
Na maioria dos casos, eles crescem mais depressa, hidratados, brilhantes e volumosos. Assim como, com as unhas, o metabolismo acelerado é o grande responsável. Quem sofre de cabelos secos ficará feliz em ver que devido à ação do estrogênio, a oleosidade dos fios aumenta. Prepare a tesoura! Eu já tive que cortar o meu.

Dormir e sonhar
Isso era um desafio. Eram horas madrugada a dentro, na sala, assistindo o marido jogar videogame. Então lhe digo que, pelo menos até o fim do primeiro trimestre, dormir será maravilhoso. Basta deitar, fechar os olhos e partir para o mundo dos sonhos. E é justamente o seu corpo que te obriga a deitar, pois os hormônios liberados enquanto dormimos facilitam o desenvolvimento do bebê. Se este 'sonho bom' acabar logo na metade da gravidez, invista nos travesseiros - quantos achar necessário.

Tô cheinha mas tô feliz
Seu corpo nunca será tão bonito! As curvas de uma gestação atraem os mais diversos olhares, fora que se sentir linda é a melhor parte. Estar bem com o seu corpo, usar roupas justinhas sem se preocupar aumenta a sensação de relaxamento para desenvolver o bebê mais lindo do mundo, no caso, o seu (risos).

A barriga tá viva
Nada melhor do que saber que além de batatas-fritas, hambúrgueres, hot-dogs (grávida com pensamentos nada saudáveis escrevendo) tem um bebezinho ali dentro, é delicioso! Um momento unicamente de vocês dois. E quando começa o mexe-mexe, não há mãe que não derreta o coração.


*Baseado na maioria das gestantes.
Curta sua gestação!




De certo, a fase gestacional é a que me sinto mais confiante, atraente e bonita. Coloco blusas justinhas sem medo, os seios não são o foco central do meu corpo, me alimento com o que tenho vontade sem preocupar de celulite ou culote. Contudo, nem tudo é "doce", e eu tenho a sorte (só que não) de experimentar os principais desconfortos da gestação - isso que é mergulhar de cabeça no projeto!
A dor na coluna sempre foi minha maior queixa, sabendo que é a maior queixa das gravidinhas, já imaginam o tamanho do meu drama. Há dias em que eu fico totalmente travada, tipo piripaque do Chaves. Basta dois abaixar e levantar que estendo a mão até as costas para apoiar (cena típica de idosos).  Como se já não fosse suficiente, juntava a dor por meus seios grandes e agora mais inchados e pesados de leite forçando ela para frente. Triste, triste.
Encontrei esse desenho de exercício no Google. Resolve? Instantaneamente. Dura? Não. É um relaxamento momentâneo, mas quem sabe com a rotina passe a evitar a dor. Tento na bola de Pilates e natação também, mas como a dor não é simplesmente da gestação, eu vou aprendendo a conviver com ela até poder tirar os seios e voltar aos exercícios mais eficazes.
O ideal é que a grávida faça exercícios principalmente nas pernas, pois as articulações dessa região ficam frouxas. 80% das gestantes sofrem com dor na coluna, portanto, pense nisso antes de ficar grávida e já comece a fazer exercícios de fortalecimento, é uma maneira de evitar.

As fraquezas e desmaios durante a gestação são bem comuns. Pode estar associados à hipoglicemia (baixo nível de glicose no sangue) ou hipotensão (pressão arterial baixa). Se apresenta principalmente em longos períodos de pé ou em jejum prolongado. Se tornaram comuns, também, para mim. Seja no ponto de ônibus, na fila do mercado, no check in do aeroporto. Qualquer lugar é forte candidato para esses desconfortos. Geralmente começa com uma sensação de formigamento e zumbido no ouvido, logo tudo escurece e tibum no chão. Eu só desmaiei uma vez até agora, mas as tonturas são constantes. Minha pressão já é naturalmente baixa, daí fica difícil pois a queda de pressão acontece numa gestação normalizada. Descobri que o calor é meu maior inimigo, e como moro no Rio de Janeiro, tento ficar o máximo possível no ar condicionado. Outra solução é manter biscoitinhos saudáveis na bolsa, comer, sentar e aguardar passar. Eu acho isso pior do que dor na coluna, porque a dor se suporta, a fraqueza te deixa a mercê, vulnerável e dependente, é um saco.
Algumas mulheres ainda apresentam inchaço nas pernas, pés, nariz, rosto. O meu inchaço não é perceptível, acontece apenas nas pernas e braços, mas em nada tem haver literalmente com essa gestação, é herança do Benício (risos). Mais uma consequência da pré-eclâmpsia. Basta um pouco de sol que eu incho, cinco minutos em pé que eu incho, dez minutos sentada que eu incho. O que faço? Deito com a perna para o ar ou tomo um bom banho de piscina. E se, assim como eu, você tem a dádiva de um marido que faça massagem a hora que pedir, se joga!
Os queridos enjoos. Água, água e mais água. Até chegar a hora em que beber água também lhe dará enjoo (risos). Beba como se fosse enfrentar o deserto do Saara (o que para algumas, pode ter o mesmo significado que as ruas do Rio de Janeiro). Para umas eles passam logo ao encerrar o primeiro trimestre. Nem todas tem essa sorte. Eu descobri que não tinha quando o marido perguntou "nossa, esses enjoos não vão acabar nunca?"... para casos extremos, tem o comprimido dramin b6 que é recomendado pela maioria dos médicos. Mas evite de qualquer forma. A alimentação regular é um bom jeito de controlar e observar se existe algum alimento ou tempero específico também. De resto, é deixar rolar.
E o que falar da azia, gente? Que coisa chata! Faço aquela refeição deliciosa, "me acabo", pra depois ficar com uma dor irritante no aparelho digestivo. Nada funcionou melhor do que picolé de limão.
Calor ou frio excessivo. Liga o ar. Desliga o ar. LIGA O AR. deeesliiigaaa... Grávida sofre, viu. Uma hora bate o queixo, outra está suando. Não há o que fazer, é a sensibilidade gritante na gestação.
Procure não se estressar. Quando isso acontece, deixamos várias partes de corpo tensionadas, acarretando dores diversas, principalmente no pescoço. Mães interneteiras, sabem do que estou falando. O hábito de ficar frente ao computador ou celular faz com que coloquemos o pescoço numa posição totalmente errada e o desconforto vem logo depois. Recorra a massagens localizadas e tente se corrigir.
 
Com desconfortos ou sem, toda gravidez é maravilhosa e as mulheres enfrentam com um belo sorriso!
 



 
Um dos desprazeres da gestação, no meu caso, certamente é a insistente dor de cabeça. O medo de que algo está errado pode acontecer, mas essa dor é mais comum do que imagina.
Motivada principalmente pelas alterações hormonais e aumento do fluxo sanguíneo. E não é um sintoma exclusivo de quem já sofria de incômodos constantes antes da gravidez, pois, eu mesma raramente sentia.
A enxaqueca é outra classe frequente de dor de cabeça. Essa sim é do "cão" (tá explicado a fotinho, risos). É aguda e vai de moderada a forte e sem dó de você. Geralmente de um lado só da cabeça - mas se estiver sem sorte dá pra sofrer dos dois lados também. Dura de 4 a 72 horas. Isso mesmo. Você não leu errado, ela castiga! E pode vir acompanhada de vômitos, náuseas ou sensibilidade à luz ou ao ruído. Algumas gestantes pressentem a enxaqueca por apresentar sintomas de alterações visuais, formigamento e dificuldade na fala, antes que ela se instale. E podem começar uma hora antes da dor de cabeça em si.
A maior parte dessas dores de cabeça são desconfortáveis porém inofensivas para a mãe e o bebê. No entanto, pode sim ser indício de que algo está errado, mas sempre acompanhada de outros sintomas e mais provável no terceiro trimestre. Na gestação do Benício eu desenvolvi pré-eclâmpsia, no caso era a dor de cabeça misturada com pressão arterial elevada e outras coisitas. Aí sim eram sintomas de procurar um médico.
Nesta gestação eu tenho sentido bastante enxaqueca, e vou lhes dizer, é ruim demais. Eu posso tomar um banho demorado, dormir, comer, caminhar, nadar, mas a dor de cabeça não vai embora enquanto eu não tomo um paracetamol. Por mais que digam ser seguro para gestantes por não prejudicar o crescimento do bebê, evito ao máximo tomar medicamentos seja em qualquer fase da vida, só em casos de extrema necessidade como esse. Magicamente, cinco minutos depois de tomar o remédio o incomodo some (após ficar uns dois dias esperando ir embora por conta própria...)
Certos hábitos podem afastar essa perturbação. Evite a hipoglicemia e coma a cada duas ou três horas, ingerindo porções pequenas mas frequentes. Beba água abundantemente, este é o melhor remédio para qualquer coisa. Observe se a dor vem logo após comer algo específico e tire isso do seu hábito alimentar. Faça exercícios, leves e conscientes. Realize exercícios de relaxamento (já indiquei isso aqui) como yoga, meditação ou simplesmente feche os olhos e pense no que te dê prazer.
O paracetamol pode ser tomado um a cada 6 ou 8 horas. Se já padecia de enxaqueca antes de engravidar, talvez ele não adiante e seja melhor pedir orientação médica. Compressa fria pode ajudar. Faça massagens leves nos pontos em que sente a dor.
No meu caso a dor é insuportável ainda que pratique yoga, meditação, beba bastante água e evite a hipoglicemia (que sempre foi presente na minha rotina). Pois, como tive pré-eclâmpsia severa anteriormente, dessa vez tenho que a controlar mais cedo e seria bem pior se não tomasse estes cuidados.



Estou me sentindo como num jogo de tabuleiro: "Volte duas casas". Foi o que veio na minha cabeça quando o médico do ultimo ultrassom disse que o meu exame não 'batia' com a DUM (data da última menstruação). Se bem que este mesmo médico sempre falava uma semana a menos na gestação do Benício (rola um rodízio nos médicos do ultrassom por isso a variação). Só sei que desde então comecei a murchar a barriga (risos). Mentira. Mas foi muito triste descobrir que falta ainda mais tempo até conhecer a face de minha filha.
Mas vamos falar sobre os últimos acontecimentos do meu interior. O enigma do sexo continua, mas com 90% de certeza de ser a Rubi em meu ventre. Já comecei o enxoval feminino. O cansaço se tornou dor, que se transforma em cansaço - e dá na mesma, afinal. O chocolate tem sido o meu melhor amigo dia e noite. E é fácil notar quando preciso de um (sou grosseira, reclamo à toa e piso firme). Descuidei da pele esses dias de feriado prolongado e apareceram duas espinhas na minha testa só para o drama começar, triste. Continuo tendo engordado três quilos desde o início. Comecei a sentir os movimentos mais precisos ontem. Nitidamente percebi o pé ou a mão empurrando-me na lateral da barriga, foi delicioso reviver essa sensação. O cozinheiro da casa ainda é o papai! E a preguiça, ah... ela não quer me largar.
 
Comecei via facebook o "No meu umbigo", uma série de fotografias diárias mostrando o crescimento da barriga e o que foi importante no meu dia.
 

 
 
Essa postagem está atrasada (3 dias atrás completamos 17), eu deveria estar fotografando com a camisa e riscando a semana 17... mas a dona mamãe preguiça habita em mim incessantemente e resolvi escrever antes que vire dezoito, dezenove, ... Depois atualizo colocando a foto aqui.


Desconsiderei a almofada de amamentação e travesseiro como primeira parte do enxoval porque não fomos ao shopping destinados a compra-los (risos). Desta vez eu saí com minha mini agenda e risquei item por item. Ah, que sensação gostosa!
Aguardei o dia inteiro para sair e encontrar coisinhas para o bebê. Estava pior do que criança esperando o dia de São Cosme e Damião para caçar de doces (nem sei se as crianças de hoje em dia ligam para isso). Mas toda vez que eu ameaçava sair o marido falava "ah, não, me espera, eu quero ir". É ótimo ver o homem querer participar de cada detalhe a cerca do bebê, mas como eu tinha ficado presa numa cidade onde não se tem nada para fazer durante o feriado era torturante segurar meus braços loucos por compras. E isso se repetiu durante toda à sexta-feira. Saímos de casa às 20h, num dia chuvoso e com trânsito. O medo da loja estar fechada se instalou. Mas que maravilhoso! Ao chegar lá estava aberta e vazia - meu paraíso. Não estou seguindo uma ordem certa para o enxoval, tem sido aleatório, o que aparece na minha frente eu compro. Os escolhidos da noite foram:

1 - Kit com 3 mamadeiras AVENT Philips 260ml

O novo kit de mamadeiras Natural Flow é a forma mais natural de mamadeira. Tem o bico super suave e maleável para o bebê sugar e as pétalas anti-cólicas. O formato ergonômico facilita na hora de segurar e até mesmo para quando o bebê já estiver com a mãozinha firme poder pegá-la sozinho. É feita a partir de polipropileno BPA livre, sendo seguro para o bebê. R$140


2 - Extrator de leite manual AVENT Philips

 
Antes de falar sobre ele, quero mencionar o torturante extrator de leite em formato buzina. Quem foi que inventou esse troço? É horrível, dói, deforma os seios. Eu usei na amamentação do Benício. Ganhei e de certo foi um grande quebra-galho. Mas muitas vezes chorei pela falta de sensibilidade daquela buzina com meus seios. Não cogitei outra coisa, desta vez, se não um extrator que me ajude de verdade. Eu tenho muito seio e muito leite (assim espero que seja novamente), poderia ser mais indicado o elétrico, só que fiquei com medo desse negócio apertando meu peito por livre e espontânea vontade (risos). Melhor mesmo um manual. É fácil de montar e oferece controle total sobre o nível de sucção e o ritmo de bombeamento. Além de retirar o excesso de leite, vou usar para aquelas mamadas entre uma e outra da madrugada, quando o marido se prontifica a alimentar a cria com todo prazer e eu posso cochilar mais uns minutinhos. R$220
 

3 - Esterilizador de microondas AVENT Philips

Deu pra perceber que eu gosto de AVENT, não é? No enxoval do Benício eu comprei tudo Dr. Brown e depois doei. Resolvi comprar AVENT para diferenciar, nada demais. Alguns podem achar desnecessário, mas tendo em vista quantas mamadeiras do Ben eu queimei fervendo na panela antes de ter um desses - e lembrando que mamadeira não é barato - sei exatamente a sua necessidade. Ele é prático e precisa de apenas dois minutos no micro-ondas para esterilizar. Suporta quatro mamadeiras. R$110


4 - Conchas protetoras para seios AVENT Philips

Não encontrei no Google uma imagem da caixinha que veio as minhas conchas e fiquei com preguiça de fotografar. Está aí outra coisa que considero essencial. Já com o primeiro bebê nascido, pedi para o marido comprar numa farmácia conchas protetoras porque os absorventes de seios não davam conta. Coitado. Ele mal sabia como era isso, que dirá se havia diferença. Pegou de uma marca que não me recordo o nome. Mas o negócio era duro, tão duro, que eu desistia e saía com o peito pingando pela blusa mesmo. Quando chegamos, dessa vez, na loja para comprar esse acima ele falou "ai amor, eu ficava com dó de você com aqueles, esse aqui é bem macio". E o marido falou certo. É discreto, bem maleável, ultramacias e armazenam o leite que pingar, sem que escorra. Eu não consigo fazer uso desse leite, prefiro descartar. São usadas sob o sutiã para proteger de possíveis rachaduras. R$79
 

5 - Escova para limpeza de mamadeiras KUKA


Não pensei muito para escolher uma, ainda que os modelos Mam, Lillo, Kuka e outras sejam variáveis. Gostei das esponjas na ponta que parece alcançar locais mais difíceis e do coraçãozinho no cabo (risos). E sim, eu comprei rosa e não quero nem saber. Se for menino, sou eu que vou limpar e como representante do sexo feminino usarei rosa para limpar (olha que desculpa boa!) R$17


6 - Bolsa térmica para mamadeiras MAM
Eu poderia ter escolhido diversas cores, mas fiquei com quedinha pela lilás. A bolsa térmica MAM tem camada isolante interna que mantém a temperatura ideal até pelo menos 4 horas. Pode ser presa através do gancho ou do velcro ao carrinho do bebê ou a bolsa. É feita de poliéster e coube direitinho uma mamadeira da Avent. R$50
 
1 - Meu 1º Puppet Carola ZIP Toys

 Isso foi coisa do sr. Barrili. Como viram no post sobre o que compramos para o quarto do bebê, os detalhes são em céu e carneirinhos/ovelhinhas. Assim que entramos na loja, o marido deu de cara com essa ovelhinha e ficou todo empolgado. Eu não podia deixar ela para trás, não é?! Ela é um bichinho macio, confortável, lavável à maquina e antialérgico. Fica sustentado nas quatro patas, mas quando se solta um velcro que prende as patas dianteiras, ela se abre toda e vira um travesseiro fofinho e peludo. R$40
 
 E acabou - até agora. Percebo que nos focamos em alimentação e trouxemos um bichinho por ser fofo (risos). Visitamos também um loja para comprar aqueles bodies com frases engraçadinhas, mas não tinha tamanho RN, e antes que questione, eu faço filhos pequenininhos e não posso comprar só bodies P porque nos de recém nascido o bebê ainda fica sambando lá dentro.