Na espera pelo bebê, aumenta a preocupação com os cuidados na alimentação mas muitas grávidas se dão ao luxo de desculpas como "posso comer por dois", "ou eu como isso ou eu vomito", "desejo, desejo e mais desejo". Existem coisas que sabemos que faz mal, e mesmo assim, nesta fase, insistimos em comer de vez em quando. Porém, na gravidez, o efeito é muito maior, afinal tudo está sendo dividido com o seu lindo feto. O melhor é garantir seu desenvolvimento com saúde. Esqueça o "comer por dois" e foque em comer pelos dois.
Não só para o bebê, os efeitos de uma alimentação ruim apresentam claros efeitos como tontura, desmaios, moleza. E quem é que consegue curtir uma gestação quando mal consegue levantar da cama ou está sempre reclamando? Por isso, separei alguns alimentos primordiais e outros que é melhor esquecer - pelo menos por enquanto. Obviamente, somente o nutricionista poderá informar o que de fato é melhor para o seu organismo.
 
A alimentação de três em três horas deve ser mais do que respeitada. É que excedendo este período, a taxa de açúcar cai e já começa te deixando indisposta. Se a recomendação era beber no mínimo dois litros de água antes da gestação, agora, está na hora de beber pelo menos três litros de água - com as idas constantes ao banheiro é fácil de desidratar. Em um prato colorido e diversificado é possível encontrar fontes de uma alimentação saudável.
 
Feijão, fígado, ovo e verduras verdes são fontes de Ferro.
Para aumentar a absorção de ferro, ingira vitamina C na mesma refeição, como tomate, brócolis, couve-flor ou limonada por exemplo. Além disso, a vitamina C é antioxidante, então abuse das frutas na hora do lanche e evite flacidez e outros probleminhas indesejáveis.
A vitamina B6 é importantíssima e muitos médicos já recomendam toma-la em capsulas. Além de diminuírem os enjoos, acnes e diversos outros problemas menstruais, alguns estudiosos alegam que deixa o feto mais inteligente. Se é ou não, vale a pena arriscar. Pode ser encontrada em milho, leite e derivados.
Fundamental desde o princípio da gestação, a vitamina B9, mais conhecida como ácido fólico, logo é recomendada em comprimido. Mas há formas naturais de se obter um pouco desta vitamina, como na ingestão de vegetais verde escuros, cerais e frutas cítricas.
Especialmente em meados do segundo trimestres, as cãibras já podem começar a perturbar a rotina da mulher grávida. Para evita-las, o melhor é ingerir boas vontade de Magnésio como banana, água de coco, nozes, frutos do mar e feijão. Além das cãibras, alivia sintomas de fadiga e cansaço.
A vitamina D, presente em ovos, fígado, leite (e derivados) e no banho de sol é importante para fixar o cálcio nos ossos.
 
Estas são apenas as principais. Vamos fazer resumão! Alimentos coringas? Ovo cozido (ferro, cálcio, niacina, tiamina e vitamina A), feijão (ferro, proteína e magnésio), carnes (ferro, proteína, lipídeos, vitamina D e B6), verduras e leguminosas (ferro, vitamina C, ácido fólico, niacina e tiamina), frutas (vitamina C, B9 e A).

E o que não ingerir? Simples. Frituras, muitos doces ao leite (gordura pura que não se dissolve), refrigerantes, café, alimentos gordurosos.
 
Espero ter auxiliado. Este guia serve para tentantes, gestantes, lactantes e pessoas que querem viver com hábitos saudáveis.
 
Nas próximas postagens, vou abrir mão de meus segredos e resenhar sobre minhas receitinhas favoritas neste período.


Deixe um comentário

E aí, o que você achou? :)