Não vou falar sobre Tango. Muito menos sobre a Bombonera. Nem das feirinhas culturais. Apesar da viagem à Buenos Aires ter sido por passeio, acabou se tornando compras para a Rubi e lindos momentos à três. Esta publicação é referente a dicas na cidade portenha. Tenho muito o que contar, então, essa é a 1ª parte da viagem.
 
Faça uma lista
Em qualquer lugar, onde quer que eu vá, uma lista sempre me acompanha. Grávida sofre de amnésia e facilmente se encanta com tudo, é aí que entra a lista para nos manter com o pé no chão e comprar o essencial. No caso da Argentina, onde o idioma predominante é o espanhol, anote o nome das peças em espanhol também! Juro. Essa é uma ótima dica! Foi muito difícil descobrir o que era casaco em meio às compras.
 
Pesquise antes de viajar
Vou tentar ser mais específica possível, pois, não encontrei nenhuma resenha completa no Google. Uni várias dicas para descobrir a Buenos Aires que eu precisava e que possa auxiliar as futuras mamães a embarcarem para lá. Tente ser específica: se quer curtir shows de Tango, visitar o Zoológico de Lujan, conhecer as feirinhas artesanais, entre outras coisas. Tire o que de melhor o local pode lhe oferecer. Monte um cronograma com suas vontades (novamente estou citando uma lista, não é?! elas fazem parte da minha rotina, admito).

O que levar
Marido e eu levamos, cada um, uma mala de rodinha tamanho médio, praticamente vazia, a intenção era trazer as coisas de lá. Compramos aquele saco à vácuo que é maravilhoso. Em um tamanho P coloquei três camisas sociais para o felipe + o blazer + bermudas + camisas básicas + cuecas + meias. E no vácuo ficou super espremido. Ou seja, praticamente vazia, mesmo. Além disso, duas bagagens de mão. Uma bolsa grande e uma mochila, na qual levamos objetos de valor. Me arrependi demais por não ter levado o tripé, por isso não há tantas fotografias, tenho vergonha de fotografar sozinha com as pessoas olhando, se ele pudesse aparecer comigo seria mais divertido. Na bolsa leve o básico: perfume, kit higiene, carteira e um casaquinho.
 
Passagem de avião
Essa é uma dica do que não se deve fazer, risos. Barrili e eu sempre fomos do tipo que resolve na hora e dessa vez não foi diferente. Tentamos comprar a passagem com uma semana de antecedência, mas virou um "bololô". Como no site não aceita débito, fomos comprar no aeroporto. Eu sinceramente não entendo pra quê a tal praticidade de se comprar na internet se eles só querem o dinheiro que a pessoa "não tem", o tal cartão de crédito. Não temos o costume de comprar nada que tenha que parcelar. Se não dá pra comprar, aguardamos, é simples. Já no aeroporto tínhamos três opções: Gol, Tam e Aero líneas Argentina. Primeiramente, optamos pela Gol. Daí a atendente da companhia aérea  agendou a viagem para o dia errado e só nos demos conta depois de chegar em casa. Voltamos ao aeroporto no mesmo dia, pois me informaram por telefone que se voltasse em menos de 24h da compra daria para fazer a troca sem ter que estornar. Ledo engano. Além de gastar uma fortuna com táxi para voltar lá, a informação no atendimento da Loja Gol foi totalmente diferente e tive que estornar - com isso a grana que já havia sido debitada só voltará após 30 dias da compra, um abuso. Ainda bem que não contávamos com esse dinheiro, se não era "tchau, tchau, Buenos Aires". Para não enfrentar o transtorno de voltar ao Rio, fomos numa Agência de Viagens. Já não tinha mais passagem para o horário que gostaríamos, somente pela Aero líneas Argentinas que pelo que notei é a que sairia mais em conta e com voos diretos. Inacreditavelmente, nenhuma das três em que fomos aceitava a bandeira de cartão Elo. Vou aproveitar pra me queixar dessa porcaria de bandeira que o Banco do Brasil trocou sem aviso algum (antes era visa), a queixa vai ficar pior no próximo post que será escrito pelo marido. Com a agência do banco fechada, não dava para sacar o valor. Voltamos para casa frustrados. Às 2h da madrugada resolvi arrumar as malas com o pensamento de que iria de qualquer jeito. No dia seguinte fomos ao aeroporto, compramos a passagem e às 11h embarcamos. Não façam isso. A chance de dar errado era muito alta. A propósito, optem pelo aeroporto de Ezeiza, fica à 35km do centro da cidade.

Taxi
Assim que desembarquei, vi várias lojas de táxis, ainda no aeroporto. Não opte por ir com um taxista qualquer, eles ficam do lado de fora do aeroporto à espera de um passageiro/vítima. Muitos nem são cadastrados. Compre a passagem em uma das lojas lá dentro. Saiu até mais barato do que na volta em que pegamos um táxi qualquer. No dia-a-dia, há uma quantidade incrível de táxis circulando. A dica que encontramos era de ligar para o radio táxi, mas sinceramente arriscamos o que parasse primeiro mesmo. A minha dica é pagar com notas menores que $100 ou $50, para evitar ser enganada com notas falsas. Trocos menores não compensam a falsificação, daí não fazem.
 
Hotel
O que eu realmente indico é comprar com antecedência pela internet em sites como o Decolar.com. Principalmente o pacote passagem + hotel. O valor no site variou R$1.000 a menos do que pagamos por dois motivos: Um é que pelo site (até mesmo dá própria companhia aérea) há promoções, enquanto que nos guichês são preços tabelados. Outro é que comprando pacote você ganha desconto. Ou seja, um prejuízo para apressadinhos como nós.  Após resolver a forma de pagamento é importante escolher bem o local/bairro. Muitos preferem ficar no Palermo (Palermo Soho ou Palermo Hollywood) por ser movimentado a noite, ter vários barzinhos e restaurantes. Mas a minha dica para as gravidinhas é que depois de bater perna procurando mimos para o bebê, o máximo que você vai fazer é querer ir num restaurante só para comer, mas vai fingir bem que é para manter o romantismo durante a viagem - mesmo com suas pernas inchadas latejando, risos. Foi por isso que optamos ficar bem no centro dessa linda cidade. Dava para fazer tudo andando! Pontos turísticos, lojas, e, para lugares em que a preguiça reinava, íamos de táxi. Indico com toda certeza o Hotel que ficamos, Riva Urban. Reservei pelo site decolar, mas só paguei no último dia da estadia. Já deu pra perceber que é bem difícil eu sofrer algum problema com cartão, sou extremamente cuidadosa. Algumas fotografias:

No hall de entrada
Um deque lindo, com cascata de água e um lago artificial
O quarto que nos hospedamos
 
Guarda-roupa com cofre


Mini cozinha com pia, micro-ondas, armários e cafeteira
No Hotel, há um restaurante Italiano super fofo
 Fiquei encantada com o deque. A noite fica iluminado com luzes coloridas, fui adiando o dia de fotografar nele, e, no último dia, estavam fazendo manutenção na área :(, triste. A diária saiu em torno de R$200. No site (link acima) dá para se fazer a reserva e eles dão um mapa da cidade e dos locais próximos como farmácia, mercado, restaurantes, delivery. Dali eu fui à todos os lugares principais que queria conhecer.

Para quem quer economizar
Essa dica é um complemento do hotel. Bem no cruzamento com a av. 9 de Julho tem um supermercado Carrefour. Dá pra se comprar comidas congeladas, pipoca, e outras besteiras para fazer no micro-ondas. As frutas estavam lindas e frescas, para as grávidas saudáveis convém deixar algumas no apartamento para comer após chegar exausta da rua.

Onde e o quê comer
Se tem uma coisa boa em Buenos Aires, é o Panini. Não, não é o churrasco. Não é o Alfajor (quer dizer, é também). O que eu mais comi e fiquei com gostinho de quero mais, foi o Panini! Por incríveis $36 uma coca-cola de 600ml (ou suco) e um Panini delicioso de jámon y queso! Equivalente à dez reais... e a gente aqui tendo que se contentar com joelho e caldo de cana do chinês. Ai que sacanagem. Eu não fotografei pois o hábito de tirar foto de comida não me pertence, então só posso dizer que é uma massinha deliciosa que ao mesmo tempo que é crocante é macia e se estica com recheio de presunto picadinho e queijo derretido. (perdi o endereço de onde vende, mas guardei o cartãozinho, depois atualizo aqui)
Mas para quem quer experimentar as carnes tão famosas de Buenos Aires eu recomendo o delivery do restaurante Alameda ou qualquer um dos deliciosos e premiados restaurantes de Puerto Madero (são mais caros). Não gosto de carne, principalmente vermelha e de porco. Mas comi o bife de lomo, que aqui é filé mignon, e estava bom demais, a fama é válida.  Puerto Madero tem uma vasta opção, de carne e massas, eu fui em quase todos, inclusive o Mc Donalds, risos. A vista vale a pena, por isso não quis comer em outro lugar.
Puerto Madero

Sobre alfajor. Hum.. peraí, deixa eu pegar um para comer se não, não consigo escrever, risos. São divinos! Vários tipos, gostos, texturas. Experimentamos o Havanna, que tem loja em cada esquina do centro, gostei do tradicional e do com cobertura de merengue. Em uma das Farmacity's, Barrili comprou vários Cachafaz, julgado como o melhor, e achei equivalente ao Havanna. No Carrefour, compramos caixas de Terrabusi, e do Milka mousse de chocolate branco e Suchard tradicional; esses dois últimos eram mais biscoitinhos - preferência do marido -, enquanto os outros são aquela massinha gostosa e acredito que mais característica.

Outra delícia que você não pode deixar de experimentar é o doce de leite Argentino. Que me desculpe meus parentes mineiros, mas é o melhor do mundo. Tenho duas indicações: Chimbote e La Salamandra. Ambos encontrados em mercado. Trouxe logo potes e mais potes, infelizmente, já acabei com todos. Mas além dos potes, vale a pena experimentar o delicioso churros com doce de leite do Café Tortoni e as tortas do Mc Donalds com merengue e doce de leite. Ah, todas as sobremesas em Puerto Madero eu pedi com doce de leite. Enfim, aproveitem para saborear essa delícia de várias formas.


Tente se comunicar. Nem que seja com portunhol
Algumas palavras de nosso vocabulário são parecidas, mas possuem significado diferente. Aí começa a confusão. Eu tive que acudir o marido várias vezes. Como já morei em São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santos e Rio de Janeiro, tenho um sotaque bem variado e consigo me habituar a outro idioma com facilidade. Já o Barrili que nasceu e viveu no Rio de Janeiro se enrolou tentando não usar o "x" forçado a cada duas palavras. Mas, no decorrer dos dias, ele começou a se virar. O importante é arriscar. Estude algumas frases que vai usar com mais frequência. E desenrole a língua!

Por enquanto é isso.. Lugares para as compras, fica para a próxima. Buenas noches!
 


4 Comentários

  1. Uma das minhas próximas viagens... Só quero esperar a Nina crescer um pouquinho, pra todos aproveitarmos!
    Bjo!

    ResponderExcluir
  2. Deu até vontade de ir tbm. Mas só a passeio. Nada de compras para recém nascido. Afinal já tenho 3. Hahaha

    ResponderExcluir
  3. Lelly, olha que perfeito esse adesivo de porta de quarto, combina perfeitamente com a decoração que você está almejando:

    http://www.pgadesivos.com.br/Adesivo-para-Porta-Infantil-10/prod-1623032/

    ResponderExcluir
  4. Lelly, tô no aguardo do próximo post sobre a viagem rs Namorido e eu pretendemos viajar pra lá e suas dicas estão sendo úteis.. beeijo

    ResponderExcluir

E aí, o que você achou? :)