não dá para fazer uma lista com todos os desafios de uma gestação. o que está acontecendo hoje pode passar amanhã e vice-versa. neste período, há duas coisas potencialmente difíceis: o ponto de equilíbrio e hormônios.
com o aumento da barriga, o ponto de equilíbrio da grávida se desloca para frente. assim explicando o porquê de ficar estabanada, (risos). mas eu acredito que o (des)equilíbrio é mais do que isso nesta fase.
pode desencadear uma série de circunstâncias que estavam quietinhas em seu interior. é aí que entra o aumento de hormônios. é claro que eles aumentam para desenvolver o feto. porém, no lado emocional eles são extremamente arriscados.
como sabem, eu lutei contra depressão, inevitavelmente. após a morte do meu filho - que dava sentido a vida - me vi solitária e incompreendida. até hoje, algumas pessoas não sabem o que significa esse fardo e me olham com certa estranheza. eu mesma tentei ignorar esse estado de espírito por um bom tempo, me ocupei com outras coisas, e, independente disso, sempre tinha o dia em que precisava ser contida com remédios - sem jamais assumir a fraqueza. deixei de lado psicólogo e assumi que somente ame resgataria. e fui assim por um bom tempo. até que outra gestação habitou em mim e começou a bagunçar (ou arrumar) tudo.
 voltando ao ponto de equilíbrio, no sentido emocional, é como se tivesse perdido um chão de madeira sob meus pés, chão esse que eu preguei madeira por madeira. com a sensibilidade aguçada só pensava em não poder oferecer a convivência com o irmão mais velho, no risco de me dedicar mais a um do que ao outro, na infeliz sensação de poder falhar na missão. e dá-lhe potes de sorvete, chocolates e pipoca para driblar isso. querendo ou não, estava ali, era o meu instinto materno se auto condenando. olhar para fotografias de Benício virou um desafio, desde então. hoje (24/02) eu iria fazer uma ultrassonografia e provavelmente descobrir o sexo do bebê, mas quem disse que eu consegui levantar da cama sem todo o drama? deixei o drama tomar conta de mim pois é mais fácil do que brigar para se manter sã, gravidez deixa a gente cansada com um mínimo de esforço e por saber que somente eu poderia sentir com exatidão eu me fechava e não dava explicações. até porque não sou do tipo de espalhar tristeza. mas imagino que deixei muitas pessoas confusas com o silêncio imutável outrora riso incontrolável. e quem é que está ligando para dar satisfações? grávida tem que ser um ser soberano e livre de perguntas chatas, apenas acompanhe o ritmo dela, (risos). as pessoas deveriam se questionar: e se fosse eu que tivesse enterrado meu filho? talvez estivesse igual.
o que não significa que somente a depressão fica tentando se instalar, tem seu lado bom, como uma injeção de adrenalina que me faz voltar ao que eu era bem antes, ainda adolescente e sem limites para sonhar. é nessas horas que o circulo vicioso começa. afinal, alegria demais me lembra que tudo tem sua consequência, e a minha é voltar para os chocolates e filmes melosos todas as vezes em que lembro da ausência de metade do meu coração (é apenas um paradoxo).
para driblar isso, - sim! não é só de reclamações que se constrói a vida - é necessário um esforço físico e mental simultaneamente. no meu caso funciona ouvir uma música e dançá-la, praticar ioga, nadar livremente ou - e principalmente - meditar. encontrei na meditação a chave para sair do vazio e expulsar as tensões. não importa o que está acontecendo agora na sua vida, se está grávida ou não, tente pelo menos uma vez meditar. há alguns canais no youtube que facilitam essa iniciação. ouse mais. sinta cada parte do seu corpo de um jeito diferente. vou continuar sentindo falta de Benício, só que inventando todos os dias uma forma de doer menos.

mas se de qualquer forma, não for da sua vontade fazer alguma coisa, seja positiva e espere. é igual desejo, depois passa...


23 Comentários

  1. Linda Loira, rsrs (acho que posso te chamar assim...)... te acompanho desde a sua história com seu primogenito. Não sou mãe, ainda, mas esse é meu maior sonho... adorooooooooooo, seus post... adoroooooooooooo a forma como vc compartilha sua vida com suas amigas internautas... kkkkk estou adorandoooooo!!!! Bjosssss....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode me chamar como quiser (menos de Grazi, rs).
      Ah que bom, agradeço o carinho comigo. A intenção é continuar compartilhando, então, continue por perto.

      Excluir
  2. Lelly, vc consegue tocar no mais profundo da alma de um ser com suas palavras.
    Tú és um ser muito abençoado!!!
    Só de imaginar tamanha sua dor em perder um filho, me coloco no seu lugar e logo é inevitável não chorar, pois me filho é parte mais linda de mim, a parte que mais me doi, tudo que acontece com ele parece acontecer em dobro em mim.
    Deus continuara te abençoando e te dando forças todos os dias pra lutar ser feliz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Isso é magnífico. Eu tento ser verdadeira e escrevo sem pensar, talvez por isso soa tão sincero. Agradeço imensamente o carinho. Que Deus te abençoe também.

      Excluir
  3. Realmente quando nos tornamos mães, nos tornamos mais sensíveis e quando perdemos um filho mais ainda, já passei por essas 2 fases e hoje me sinto completa, por que sei que precisei cair para levantar mais forte e é isso que acontece com você. Suas palavras me tocam muito e tão profundamente que sua dor dói em mim também! Desde que conheci sua estória que sempre me pego pensando em ti, e torcendo pra que tudo de melhor ocorra em sua vida. Você realmente é um ser muito iluminado, e desde sempre abençoada pelo anjinho Benício e agraciada mais uma vez com o Dom de gerar uma vida <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Explicou perfeitamente, muito obrigada por esse aprendizado. <3

      Excluir
  4. Linda!!!Acompanho tua história desde o Benício...e Também no Face.Sempre que possível comento teus posts por lá.Vc é simplesmente única.Apesar de tudo o q passou sinto em vc uma leveza rara de se encontrar.Vc é uma menina-boneca-mulher..Ao mesmo tempo firme como uma rocha e mansa e cheirosa como uma chuva de verão.Vc sabe viver e ao mesmo tempo flutua pela vida como as bolhas de sabão flutuam coloridas no ar...és riso e firmeza,é profunda com as palavras e sentimentos como as águas de um rio fecundo..é assim que capto um pouco de ti.Abençoada por Deus,guerreira..Vc merece o melhor!Q esse Papai do Céu continue te abençoando e te iluminando.Para que vc ilumine as nossas vidas com tuas palavras e teus risos..Sou bem mais velha que tu.Nao sou nem mãe..Mas te adoro e quando eu crescer quero ser igual a ti..ou ao menos parecida!!O blog tá lindo!Continue nos presenteando com esses posts maravilhosos cheios de verdade e sabedoria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas isso foi um poema! hahaha, que lindo. É tocante ver o carinho que pessoas como você tem comigo, agradeço imensamente. Continuarei postando, continue juntinho de mim.

      Excluir
  5. Ufa Lelly, consegui ajeitar o link agora... tinha um hífem ali no meio... kkk
    Agora já ajustei e posso vir aqui sempre.
    Eu acho que esse estado, de gravidez, é algo mágico. Tanta coisa acontece. Temos um vulcão (de hormônios, eu sei) dentro da gente... bem, você sabe!
    E temos direito a tudo... a ser tudo!
    Querida, Benício está sempre contigo, sempre olhando por você e pelo irmão ou irmã que vem por aí! Um anjinho no céu, uma estrelinha brilhando.
    Deus sabe o que você passou e passa até hoje. Ninguém pode julgar a dor de uma mãe. E quem julga, é porque NUNCA passou por isso, não sabe o que é!
    Tenha fé, tenha forças! Torço muuuito por ti, por vocês!
    Beijos em vc e na barriga!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pois é, esse hífen atrapalha muito, vou mudar para .com em breve!
      obrigada pelo carinho!! gosto tanto de você! <3

      Excluir
    2. ah, e posso colocar o blog da nina nas minhas recomendações de blog?

      Excluir
  6. Como não se emocionar com suas palavras?Queria tanta coisa te dizer, mas não sou boa com a palavras.a 5 meses senti toda essa bagunça de hormônios da gravidez, achando que depois que nascesse eu iria melhorar, mas como? ser mãe é todo dia ter uma bagunça dentro de nós, é algo inescapável...e você pode novamente sentir dessa dadiva..que Deus te dê muita força pois vc merece, por ser essa menina mulher tão batalhadora e por ver que sem fé e sem Deus não somos nada e só ele pode nos curar e ajudar...Vou organizar meu pensamento e volto para tentar expressar tudo aquilo que gostaria de dizer.bjuz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. verdade. acho que ser mãe é um estado de espírito então, rs. agradeço o carinho! <3

      Excluir
  7. NOOOOOOSSA, quando a gente pensa que vc não vai mais surpreender com seus relatos, vc simplesmente vai lá e faz. Vc é realmente uma pessoa iluminada. Alguém que nasceu para ser mãe. Quem dera toda criança tivesse a sorte de ser amada da maneira que transmites amor pelos seus pequenos. Certamente teríamos um mundo mais cheio de compaixão e amor. Oro para que vc seja muito feliz. Que esse bebezinho venha com muita saúde e cheio do Espirito Santo de Deus. Que sua fé jamais se abale e que continues sendo essa mãe maravilhosa. Parabéns por ser a guerreira que és!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. :O olha só, sério?! Então aguarde que lhe surpreenderei muito ainda, kkk. Que coisa linda as suas palavras! <3

      Excluir
  8. Lelly, acho que a gestação nos deixa bipolar rs... Temos que nos permitir, nos deixar levar por essa erupção de hormônios que influenciam em nosso humor, pele e alma.
    Amo suas postagens, tenho acompanhado todas!!! rs
    Que Deus te abençoe grandiosamente! Beijocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótima definição! O melhor é não enfrentar, mulher é um bicho muito doido, deixa acontecer rs. obrigada!!! continue por aqui!

      Excluir
  9. QUE VC SEJA FELIZ NA SUA GRAVIDEZ E SE ENTREGUE NELA COMO SE FOCE A PRIMEIRA E SAIBA QUUE NENHUMA GRAVIDEZ E IGUAL A OUTRA TENHO DOIS E FOI HIPER DIFERENTE SEJA FELIZ !



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a gestação tem sido totalmente diferente aqui também.
      Obrigada!

      Excluir
  10. Que lindo, Lelly...
    Eu já perdi 3 bebês (2 gestações) que não tive chance nem de saber qual o sexo e por isso nem nome pude dar. Sofri muito mesmo, foi mto difícil pra todos nós.
    Há pouco tempo eu estava sentindo essas coisas que vc relatou e comecei a abraçar meus sentimentos, fossem quais fossem: tristeza, alegria, frustração, remorso, felicidade..
    Isso que me faz humana e não só um corpo que anda por aí.

    Não evito mais chorar na frente do meu filho: de cansaço, de frustração, de culpa, de gratidão, emoção etc. Que ele cresça desde cedo sabendo que ele tb tem o direito de ser humano e simplesmente SENTIR.

    Toda sorte do mundo, toda felicidade, toda paz e toda saúde sempre pra vcs.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Lelly, como suas palavras mexem com os nossos sentimentos no mais profundo do fundo. Sei lá, traz paz,coragem,força.. nos mostra que somos sim capazes. Você tem o dom de escrever, não só por escrever, mais pra que as pessoas parem, leiam e reflitam.
    Agora grávida, as palavras ficaram mais doces, não tem explicação. Só sei que quando for gente grande quero ser assim (risos), te desejo tudo que você merece, tudo que faça você e sua família mais felizes. Muita saúde e alegrias, e que continue escrevendo assim tão lindamente pra sempre. ( Agora deu pra comentar direito, ontem o cel não quis af :/ )

    ResponderExcluir

E aí, o que você achou? :)