Desde que voltei da Argentina, confesso, me tornei uma pessoa totalmente desleixada. Depois, ainda resolvemos emendar viagem para Penedo e São Paulo. Até esvaziei a bola de pilates pois estava "ocupando espaço demais". Alongamento? No máximo enquanto me banhava. E a comida? Era uma vez uma pessoa que não comia frituras e muito menos bebia refrigerante. Pois é. Eu me sinto extremamente culpada por isso. É que sem ter a opção de fazer comida caseira, acabei me alimentando com o que tinha, sem saber o preparo, o tempero. Desapeguei totalmente e voltei com esse espírito para casa. É muito fácil jogar toda a responsabilidade na gestação e comer qualquer porcaria, afinal, estou engordando naturalmente mesmo. Só que o pensamento está errado. E o hábito principalmente. Decidi dar um basta quando os inchaços pioraram me avisando "ô sua desnaturada, você teve pré-eclâmpsia da outra vez, vai ficar fazendo o seu corpo de lixeira e aguentando as consequências sem levantar o bumbum do sofá?". Segunda gestação. Segundo barrigão. Segunda chance de problemas com estrias, flacidez e peso extra. Ok. Tô fora. Plano de fuga? VAMOS LÁ.
Nem venha com essa, porque não vou falar meu peso, risos.

Faxina
Tem exercício melhor do que a rotina da casa? Estando grávida é fácil focar apenas na dor de abaixar e levantar, catar coisas, esfregar. Mas pense nos músculos se enrijecendo, o assoalho pélvico se preparando para o parto. Pensamento positivo, sempre. Faxina nunca é legal, mas é necessária.

Sinta-se bela, todos os dias
Essa falta de vontade de esconder as olheiras, de achar que estar grávida é usar qualquer roupa larga, não arrumar os cabelos, ... é difícil, eu compreendo. Mas manter-se bonita é primordial, seu corpo nunca terá curvas tão bem delineadas como nesta fase, então, ressalte as outras parte e não se preocupe apenas com alisar a barrigona. Se maquie, limpe a pele, esfolie o corpo, lambuze-se com um óleo cheiroso, abuse dos cremes e escolha um perfume que não te enjoe. Com cabelo eu sou muito relaxada, até mesmo para pentear, mas venho tentando uns penteados menos despojados. Falta fazer as unhas, raramente alguém me vê com unhas feitas, mas isso já vem de antes da gravidez (nunca tive muita paciência). Então a lição é essa: cabelo penteado, postura corporal, rímel e batom diariamente e cheiro bom. Marido/companheiro/alguém aí, merece. E prepare-se para os elogios!

Pegue leve no garfo
Parece que esqueci completamente como ser uma dama, risos. A vontade de comer era maior do que o estômago, cheguei a chorar certa vez que meu pai fez vários pastéis de queijo para mim e eu só consegui comer quatro, mesmo querendo uns quarenta. A questão é que se alimentando melhor, em curto espaço de tempo e menores quantidades, certamente a recompensa virá em disposição. Deixei de lado os chocolates e estou abusando das frutas da estação. Voltei a carregar barras de cereais e banana na bolsa para as eventuais saídas mais demoradas. E que seja apenas o começo dessa regularização alimentar.

Exercite-se
Mora em apartamento? Ao menos desça pela escada. Mora em sobrado? Pare de pedir para alguém pegar alguma coisa no outro andar. Mora em casa pequena? Vá ao mercadinho, açougue, padaria. Mostre essa barriga linda para o mundo! Além dos exercícios involuntários, dedique-se à uma atividade: Ioga, hidroginástica, caminhada, musculação leve, entre outras. Alongue-se logo que despertar pela manhã. Ao menos faça algo e não se sentirá culpada pelos quilinhos extras.

Tenha consciência de seu corpo
Saber a hora de parar ou começar algo é imprescindível. Hidrate-se bastante. Ultimamente tenho feito xixi tão constantemente que, a cada vez que visito o banheiro, bebo um copo de água. Não reclame por tantas vezes que tem que sair correndo, afinal, é pela urina que eliminamos o inchaço. Não faça exercícios estando com fome. Não faxine pesado. Não deixe de comer pensando no engordar, coma para se satisfazer.

Controle o peso
Nada de brigar com a balança. Ou desencanar dela. Além de ser saudável (e fazer parte do pré-natal), assim fica mais fácil se tocar das mudanças. Até então, quase 22 semanas de gestação e 6 quilos à mais. Meu limite são 9, mas se tudo der certo, vou parar nos 6kg e correr atrás do prejuízo agora mesmo. Na gestação do Benício foram vinte quilos engordados, eu era muito magricela e não consegui a façanha de voltar a ser antes da Rubi se instalar no corpitcho. Não vou repetir o feito. #magrezadevolta

Estou deixando o relaxamento de lado, aos poucos. Respeitando o meu tempo e meu bebê. Espero desintoxicar-me de todas as gulodices das viagens e logo exibir uma barriga ainda mais bonita. Chega de engordar, já tem gordura suficiente para a Rubi se desenvolver, risos.


3 Comentários

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo amiga, temos que nos cuidar na gestaçao!! Eu engodei 12kg na gestaçao da Bella, no começo tbm perdi um pouco o controle mas logo tratei de passar com a nutricionista e tudo se resolveu... Quando Bella nasceu, eu consegui perder 19kg em 4 meses, ela mamava muito acho que isso me ajudou demais!
    Obs: Vc está lindissima gravida!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dessa vez vou ter mais cuidados, tomara que a Rubi seja 'mamona' também rs

      Excluir

E aí, o que você achou? :)