De certo, a fase gestacional é a que me sinto mais confiante, atraente e bonita. Coloco blusas justinhas sem medo, os seios não são o foco central do meu corpo, me alimento com o que tenho vontade sem preocupar de celulite ou culote. Contudo, nem tudo é "doce", e eu tenho a sorte (só que não) de experimentar os principais desconfortos da gestação - isso que é mergulhar de cabeça no projeto!
A dor na coluna sempre foi minha maior queixa, sabendo que é a maior queixa das gravidinhas, já imaginam o tamanho do meu drama. Há dias em que eu fico totalmente travada, tipo piripaque do Chaves. Basta dois abaixar e levantar que estendo a mão até as costas para apoiar (cena típica de idosos).  Como se já não fosse suficiente, juntava a dor por meus seios grandes e agora mais inchados e pesados de leite forçando ela para frente. Triste, triste.
Encontrei esse desenho de exercício no Google. Resolve? Instantaneamente. Dura? Não. É um relaxamento momentâneo, mas quem sabe com a rotina passe a evitar a dor. Tento na bola de Pilates e natação também, mas como a dor não é simplesmente da gestação, eu vou aprendendo a conviver com ela até poder tirar os seios e voltar aos exercícios mais eficazes.
O ideal é que a grávida faça exercícios principalmente nas pernas, pois as articulações dessa região ficam frouxas. 80% das gestantes sofrem com dor na coluna, portanto, pense nisso antes de ficar grávida e já comece a fazer exercícios de fortalecimento, é uma maneira de evitar.

As fraquezas e desmaios durante a gestação são bem comuns. Pode estar associados à hipoglicemia (baixo nível de glicose no sangue) ou hipotensão (pressão arterial baixa). Se apresenta principalmente em longos períodos de pé ou em jejum prolongado. Se tornaram comuns, também, para mim. Seja no ponto de ônibus, na fila do mercado, no check in do aeroporto. Qualquer lugar é forte candidato para esses desconfortos. Geralmente começa com uma sensação de formigamento e zumbido no ouvido, logo tudo escurece e tibum no chão. Eu só desmaiei uma vez até agora, mas as tonturas são constantes. Minha pressão já é naturalmente baixa, daí fica difícil pois a queda de pressão acontece numa gestação normalizada. Descobri que o calor é meu maior inimigo, e como moro no Rio de Janeiro, tento ficar o máximo possível no ar condicionado. Outra solução é manter biscoitinhos saudáveis na bolsa, comer, sentar e aguardar passar. Eu acho isso pior do que dor na coluna, porque a dor se suporta, a fraqueza te deixa a mercê, vulnerável e dependente, é um saco.
Algumas mulheres ainda apresentam inchaço nas pernas, pés, nariz, rosto. O meu inchaço não é perceptível, acontece apenas nas pernas e braços, mas em nada tem haver literalmente com essa gestação, é herança do Benício (risos). Mais uma consequência da pré-eclâmpsia. Basta um pouco de sol que eu incho, cinco minutos em pé que eu incho, dez minutos sentada que eu incho. O que faço? Deito com a perna para o ar ou tomo um bom banho de piscina. E se, assim como eu, você tem a dádiva de um marido que faça massagem a hora que pedir, se joga!
Os queridos enjoos. Água, água e mais água. Até chegar a hora em que beber água também lhe dará enjoo (risos). Beba como se fosse enfrentar o deserto do Saara (o que para algumas, pode ter o mesmo significado que as ruas do Rio de Janeiro). Para umas eles passam logo ao encerrar o primeiro trimestre. Nem todas tem essa sorte. Eu descobri que não tinha quando o marido perguntou "nossa, esses enjoos não vão acabar nunca?"... para casos extremos, tem o comprimido dramin b6 que é recomendado pela maioria dos médicos. Mas evite de qualquer forma. A alimentação regular é um bom jeito de controlar e observar se existe algum alimento ou tempero específico também. De resto, é deixar rolar.
E o que falar da azia, gente? Que coisa chata! Faço aquela refeição deliciosa, "me acabo", pra depois ficar com uma dor irritante no aparelho digestivo. Nada funcionou melhor do que picolé de limão.
Calor ou frio excessivo. Liga o ar. Desliga o ar. LIGA O AR. deeesliiigaaa... Grávida sofre, viu. Uma hora bate o queixo, outra está suando. Não há o que fazer, é a sensibilidade gritante na gestação.
Procure não se estressar. Quando isso acontece, deixamos várias partes de corpo tensionadas, acarretando dores diversas, principalmente no pescoço. Mães interneteiras, sabem do que estou falando. O hábito de ficar frente ao computador ou celular faz com que coloquemos o pescoço numa posição totalmente errada e o desconforto vem logo depois. Recorra a massagens localizadas e tente se corrigir.
 
Com desconfortos ou sem, toda gravidez é maravilhosa e as mulheres enfrentam com um belo sorriso!
 


6 Comentários

  1. Mas lelly tudo isso valerá a pena quando você ver sua bebê linda e saudável sorrindo pra ti

    ResponderExcluir
  2. Eu tive muita dor nas costas tmb na gestação, meu nervo ciático atacou no começo, mas depois passou... hj as vezes ataca mas pq a filha pesa e as vezes a maneira que carrego acaba forçando. Enfim...ser mãe é isso ai né! Que venha a linda Rubi =))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eita, aí é mais complicado ainda né! Mãe sempre se vira, rs.

      Excluir
  3. Tive a grande felicidade de passar uma gestação tranquila e longe de dores e inchaços. E olha que sou gordinha, sedentária e tudo mais. Mas a alimentação me ajudou muito a ter disposição e alinhar meu peso. E tive que fazer por obrigação. Mas valeu a pena. agradeço a Deus e ao diabetes gestacional por terem me colocado na linha.
    Realmente, as incomodações são um porre. Te cuida!
    Bjo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu ando vacilando na alimentação, estou quase certa que a ingestão demais de açucares e gordura hidrogenada são os vilões por aqui.. obrigada pelo toque!

      Excluir

E aí, o que você achou? :)